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terça-feira, 31 de maio de 2011

Concurso Professores SP- Chamada

Segunda - feira, 30 de maio de 2011 16h00
Secretaria convoca 15 mil professores aprovados em concurso
Estão sendo chamados os candidatos aprovados no concursopara PEB II realizado em março de 2010

A Secretaria de Estado da Educação dá início neste sábado (28/05), por meio de edital publicado no “Diário Oficial” do Estado, ao processo de convocação de mais 15 mil candidatos aprovados no concurso para professores do Ensino Fundamental ciclo 2 e Médio (PEB II) e da Educação Especial, realizado em março de 2010. As convocações para as sessões de escolha de vagas serão semanais, tendo início com as disciplinas com o menor número de candidatos remanescentes. Os dias, os horários e os locais em que os professores devem comparecer estão disponíveis na publicação.
A escolha de vaga faz parte do processo seletivo, e somente os que assim procederem a ela continuarão no certame, e já estarão automaticamente convocados para a 3ª etapa do concurso, o curso promovido pela Escola de Formação de Professores. Os novos docentes deverão ingressar no curso em julho , e os aprovados serão nomeados no final deste ano para ingresso na rede no início de 2012.
O candidato convocado deverá comparecer ao local indicado no edital, munido de documento de identidade (RG) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), ou se fazer representar por procurador, legalmente constituído, portando xerocópia dos documentos mencionados.
Essa é a primeira etapa da contração de 25 mil novos professores para a rede estadual anunciada pelo governador Geraldo Alckmin em fevereiro deste ano. Os outros 10 mil profissionais deverão ser convocados posteriormente.
Será publicado mais adiante um edital de convocação complementar para dar continuidade à convocação para escolha de vagas.

fonte:www.educacao.sp.gov.br

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Novos critérios para o Bônus professores SP

Na Imprensa

O Estado de S. Paulo, 25/05
Governo paulista terá novos critérios para concessão de bônus a escolas
Objetivo é tornar processo mais justo, levando em conta características socioeconômicas das escolas e o esforço feito por elas para melhorar o desempenho; hoje, são considerados itens como fluxo escolar e nota do colégio na última prova do SarespMariana MandelliA Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai alterar os critérios para o cálculo do bônus por desempenho das escolas no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), concedido a docentes e funcionários. A ideia é levar em conta o esforço e a questão socioeconômica de cada unidade, uma vez que a rede estadual, que conta com 5,3 mil escolas, é bastante heterogênea.
Segundo o Estado apurou, a pasta vem fazendo reuniões para discutir o assunto. Quem está preparando o projeto é o especialista em avaliações Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Também participaram dos encontros o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald; o secretário adjunto João Cardoso Palma Filho; as ex-secretárias Maria Helena Guimarães e Rose Neubauer; a diretora acadêmica da Vunesp, Tania de Azevedo; a diretora executiva da Fundação Seade, Felícia Madeira; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Hubert Alquéres; e a pesquisadora e educadora Guiomar Namo de Mello.
"O que o secretário quer é trazer o critério socioeconômico como uma dimensão que, até agora, estava fora dos cálculos. Isso estará em uma expressão aritmética que ainda não está pronta", afirmou Soares ao Estado. "Garantir o aprendizado das competências básicas é tarefa mais difícil quando os alunos trazem pouco de casa. Ou seja, um indicador que descreve os resultados educacionais de uma escola deveria considerar essa diferença no alunado das diferentes escolas. Isso é possível, por exemplo, considerando o nível socioeconômico das escolas."
Para transformar o cenário socioeconômico de cada escola em números serão utilizados dados da Seade e também dos questionários do Saresp respondidos pelos alunos durante os últimos quatro anos. A pasta também quer evitar que as escolas que estejam em um bom patamar de desempenho e percam, de um ano para o outro, poucos pontos no Idesp deixem de receber o bônus - o que ocorre hoje e provoca grande polêmica na rede. Ainda não há previsão para a implementação das mudanças - o Saresp deste ano deve ocorrer nos moldes do ano passado.
Apesar da inserção de novos indicadores, a ideia da pasta é manter o caráter de desempenho do bônus. Hoje, o cálculo leva em conta a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), número baseado nas taxas de aprovação, repetência, evasão e também na nota dos estudantes no Saresp, prova aplicada anualmente para alunos do 3.º, 5.º, 7.º e 9.º anos do ensino fundamental e 3.º ano do médio.
Recebem a bonificação professores, diretores e funcionários que cumpriram ao menos parcialmente as metas de desempenho definidas pela rede. Além disso, é preciso ter comparecido às aulas em pelo menos dois terços do ano - há desconto por faltas. Quem atingiu as metas recebe até 2,4 salários e quem superou a meta ganha 2,9.
Previsões. O peso que cada critério terá no Idesp ainda será definido. "Chegou-se à conclusão de que esse é o melhor caminho para o aperfeiçoamento do Idesp", afirma Fernando Padula, chefe de gabinete da pasta. "A ideia vem em duas vertentes: reconhecer a boa escola e levar em conta o esforço dela."
Para a ex-secretária de Estado Maria Helena Guimarães, a mudança é positiva. "Sou a favor desse processo porque ele contempla a equidade entre as escolas", disse. Foi durante sua gestão que o bônus foi idealizado.
Sobre o impacto que as possíveis mudanças terão no orçamento, o secretário Herman Voorwald diz que a verba para o bônus está prevista. "Há uma previsão de recursos para o pagamento. Toda a construção da política salarial e do bônus se inserem no entendimento de ter um orçamento que possibilite isso", disse ao Estado. No início do mês, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou um aumento de 42,2% em quatro anos para os docentes.
PARA LEMBRAR
Neste ano, o número de escolas da rede estadual que não receberam o bônus por resultado triplicou. Cerca 29% das escolas (1.474 unidades) não atingiram as metas da pasta. Em 2010, a taxa foi de 9,9% (ou 510 escolas). A bonificação paga neste ano foi de R$ 340 milhões - no ano passado, foram gastos R$ 655 milhões.
A menor média de desempenho do Estado foi no interior, em Itararé, a cerca de 280 quilômetros de São Paulo. A cidade atingiu 0,190 no Idesp - o índice vai de 0 a 10. Na capital, as escolas da extrema zona leste tiveram as piores médias. A diretoria Leste 2, que reúne 90 escolas de bairros como Itaim Paulista, Lajeado, São Miguel, Jardim Helena e Vila Curuçá, obteve 0,278.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Depoimento da Professora Amanda Gurgel

Parabéns a professora Amanda Gurgel pela coragem, determinação, coerência, e sinceridade.
Foi a voz de todos os professores do Brasil, pois apesar de alguns estados estarem em situação menos pior, devemos entender a Educação como um todo.
Parabéns professora Amanda!

http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA

Escola Pública na Imprensa

Folha de S. Paulo, 21/05

Rede estadual patina em matemática

Saresp mostra que alunos do 3º ano do ensino médio têm conhecimento na disciplina adequado a criança de 10 anos
7 em cada 10 escolas tiveram desempenho ruim em ciências; já em português, só 3 colégios têm nível adequado

Em mais de 8 de cada 10 escolas estaduais de ensino médio da capital paulista, os alunos do último ano não sabem o conteúdo de matemática esperado para a série.

O desempenho obtido por eles equivale ao que é adequado para estudantes do 5º ano do fundamental -ou seja, alunos com 10 anos.

Os dados são de um ranking das escolas estaduais feito pela reportagem com base no Saresp, exame do governo paulista.

A avaliação mede os conhecimentos dos alunos de 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Os estudantes fazem provas de português, matemática e ciências.
As notas de cada escola foram divulgadas anteontem.

Apesar de a situação no ensino médio ser mais grave em matemática, ela também não é animadora em ciências da natureza (que engloba física, química e biologia).

Nessa área, em 7 de cada 10 escolas da capital, os estudantes tiraram notas consideradas "insuficientes" em escala feita pelo governo de SP -antes, o conceito "insuficiente" recebia na escala o nome de "abaixo do básico".

Em matemática e ciências, isso significa uma nota abaixo de 275 pontos -a avaliação vai até 500 pontos.

Em português, 22% das escolas também tiveram tiveram nota insuficiente (no caso dessa disciplina, significa menos de 250 pontos).

O conjunto de conceitos tem hoje também as divisões "avançado" e "suficiente" (que engloba os antigos "básico" e "adequado").

Apesar de agora ser considerado "suficiente", o básico significa que os estudantes demonstram "domínio mínimo" dos conteúdos.

Neste último Saresp, no caso das 603 escolas de ensino médio da capital, só 3 três estão no conceito "adequado", e mesmo assim só na disciplina de português. Nas outras matérias, não há nenhuma escola "adequada".

Ficam no "adequado" alunos que demonstram domínio "pleno" do conteúdo desejável para o seu ano.
"Isso indica que a aprendizagem dos alunos está muito baixa. Nenhuma escola deveria estar no "insuficiente". É preciso com urgência um estudo para averiguar as causas disso", diz Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP.

Para ele, as últimas políticas do governo, como a adoção de apostilas, já deveriam estar dando resultado e as notas aumentando.

No entanto, dados gerais do Saresp, divulgados em março, já mostravam que os formandos do ano passado no ensino médio e também no fundamental apresentaram um nível de aprendizagem igual ou até pior que os estudantes que se formaram dois anos atrás.

O único sinal de melhora foi no 5º ano do fundamental. Em matemática, as médias têm crescido desde 2007: de 182,5 para 204,6.

Secretaria diz que rotatividade de professores atrapalha escolas

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo diz que "não há como dissociar a variação negativa desses indicadores da necessidade de mais professores efetivos para a rede estadual de ensino". Em nota, a pasta disse ainda que "a rotatividade de docentes prejudica o aprendizado dos alunos".
"Por essa razão que, pouco depois de nomear cerca de 9.300 professores logo no início desta gestão, o governador Geraldo Alckmin autorizou a contratação de mais 25 mil docentes, que ingressarão na rede em 2012", ressaltou o secretário Herman Voorwald, também na nota.

Vera Cabral, coordenadora da Escola de Formação de Professores do Estado de SP, criada pelo governo estadual em 2009, afirma que os investimentos na formação dos profissionais das escolas irão aumentar neste ano.

Segundo ela, 20 mil professores, diretores, coordenadores de ensino e supervisores passarão por um curso a distância em parceria com USP, Unesp e Unicamp.

Para professores, o curso oferece uma especialização no ensino das disciplinas para diretores, supervisores e coordenadores, de gestão da escola e do currículo.

No ano passado, 10 mil profissionais fizeram o curso.

"Assim conseguimos estar próximos do professor, da escola. Com o ensino a distância, eles não precisam se afastar da escola para fazer o curso. Estão trabalhando dentro da escola", diz Vera. Na rede, há 220 mil professores, entre efetivos e temporários (que não têm vínculo empregatício).
O objetivo da secretaria, segundo ela, é que todos os profissionais da rede passem por cursos de formação continuada nos próximos anos, incluindo os temporários.

"Investir nos profissionais, é uma forma de apoiá-los para melhorar o aprendizado dos alunos de forma contínua", afirma.

Ela acredita ainda que, a partir do ano que vem, o resultado dos alunos já deve melhorar, como reflexo das ações desenvolvidas.


Melhor em português inova conteúdos

Na Escola Estadual Ibrahim Nobre, professores ensinam matéria além da proposta pelo governo de São Paulo

Para a direção da escola, desempenho se deve ao empenho dos docentes e ao comportamento dos estudantes

Professores dedicados, que levam conteúdos novos à sala de aula, muito além daquele proposto pelo governo do Estado, são apontados como os principais responsáveis pelo bom desempenho da Escola Estadual Ibrahim Nobre no Saresp 2010.

O 3º ano do ensino médio da unidade, localizada na região de Campo Grande, na zona sul da capital, registrou a melhor pontuação de língua portuguesa entre as escolas estaduais da cidade no exame aplicado pela Secretaria de Estado da Educação para avaliar estudantes de escolas públicas e privadas.

Com 301,7 pontos, a escola ficou muito acima da média das demais escolas da rede estadual, que tiveram 265,7.

Para os alunos e para a direção da escola, o sucesso se deve ao empenho dos professores e ao comportamento dos estudantes.

"Em outras escolas onde estudei, o professor passava a matéria na lousa e se sentava. Aqui, eles se esforçam para explicar e ainda fazem brincadeiras para tornar a aula mais descontraída", diz Henrique Garcia, 15, do 1º ano do ensino médio.

Outros estudantes concordam. "Aqui quase não tem aula vaga e os professores são exigentes. O reforço também ajuda porque tem um atendimento mais personalizado", diz o estudante Paulo Rogério Barbosa Júnior, 14.

Para a direção da escola, o fato de a maioria dos professores ser de efetivos e morar na região os mantêm na escola por um período maior, incentivando, assim, um trabalho mais aprofundado.
Nos últimos anos, a escola deu um salto. No exame de 2008, a nota de língua portuguesa do ensino médio da unidade estava abaixo da média das escolas da rede em todo o Estado -a escola obteve 263,1, enquanto a média foi de 272,5.

Além do empenho dos docentes, a inexistência de problemas graves relacionados à disciplina e à violência também são apontados como trunfos da escola.

"Frequentemente promovemos palestras sobre temas como drogas e violência. Os alunos também são responsáveis por esse bom resultado. A gente percebe que eles estão aqui para estudar, eles são interessados", afirma uma integrante da direção da escola.

RESSALVAS

Segundo os estudantes, porém, a estrutura da escola não merece os mesmos elogios atribuídos aos professores. Banheiros sujos, carteiras e vidros quebrados e falta de funcionário na biblioteca são os principais problemas citados pelos estudantes.

Pior colégio tem baile funk em aula e rebelião

Na mochila dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Madre Paulina, no Itaim Paulista (zona leste de SP), os cadernos e as apostilas dividem espaço com minicaixas de som e pen drives, ao menos uma vez por mês. É o dia do baile funk.

A unidade foi a que obteve a pior pontuação em língua portuguesa entre os alunos do 3º ano do ensino médio no Saresp 2010 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

O ranking foi elaborado pela reportagem a partir dos boletins fornecidos pelo governo estadual. Com 230 pontos, a Madre Paulina está no nível abaixo do básico ou insuficiente.

No colégio, é comum haver música alta dentro das salas, e em período de aula. São os alunos que fazem a seleção e determinam o horário da festa, que pode ocorrer de manhã ou à noite.
Os professores reclamam, mas não conseguem evitar, dizem os estudantes. Policiais que fazem ronda na região confirmam a prática e denunciam outros atos indisciplinares, como consumo de drogas, brigas entre gangues e até rebelião.

"Há poucos dias tivemos de entrar lá para apartar uma guerra de maçãs. Os alunos, que ficam trancados em um corredor durante as aulas, estavam se atacando com as sobras do recreio. Eles gritavam que era rebelião, e parecia mesmo", diz um policial.

A infraestrutura do colégio também não ajuda: placas de aço protegem as janelas de vidro, constantemente quebradas.

A Secretaria de Estado da Educação não autorizou a entrada da reportagem na unidade ontem. Alunos relataram, porém, diversos problemas estruturais, como cadeiras e mesas quebradas, ausência de portas nos banheiros e buracos na quadra de esportes.

O histórico de problemas desanima os próprios jovens. "Até quem tenta estudar não consegue. É um ambiente que não combina com o ensino. Estou lá desde a 5ª série [atual 6º ano do ensino fundamental] e o desânimo é geral. Tem professor bom, mas têm outros que até passam a resposta na lousa para não ter que explicar", diz Talita da Silva Medeiros, 17. A colocação da escola no ranking do Saresp não surpreende as turmas da unidade. "É assim mesmo. Os professores já desistiram da gente", lamentou Uemerson de Bastos, 16.

Fonte: Folha de S PAulo - 21/05

terça-feira, 17 de maio de 2011

Prova de Promoção por Mérito- Inscrições.

Terça - feira, 17 de maio de 2011 11h00
Secretaria abre inscrições para prova de Promoção do Magistério
Podem participar professores (educação básica I e II), professores II, diretores de escola, assistentes de diretores, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos que atendam aos requisitos do processo
Interessados deverão se inscrever no site www.educacao.sp.gov.br até o dia 27 de maio
Começa nesta terça-feira (17/05) o período de inscrições para os interessados em participar da prova que integra o processo de promoção dos integrantes do quadro do magistério paulista, previsto pelo Programa de Valorização pelo Mérito da Secretaria de Estado da Educação. A prova será realizada em julho e é destinada a professores (educação básica I e II), professores II, diretores de escola, assistentes de diretores, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos que atendam os requisitos do processo (relacionados abaixo). As inscrições devem ser feitas das 9h do dia 17 de maio às 18h do dia 27 de maio (horário de Brasília), no site da Secretaria ( www.educacao.sp.gov.br ), por meio do link “GDAE”, acessando o item “Promoção”.
Para a inscrição, serão utilizadas as informações do Sistema de Cadastro Funcional e de Frequência da Secretaria. O candidato terá acesso ao formulário personalizado por meio de login e senha e deverá apenas confirmar os dados constantes na ficha on-line e preencher as opções relativas ao campo de atuação em que deseja realizar a prova. No caso dos docentes, as opções são: classe, aula (nas disciplinas de língua portuguesa, inglês, arte, educação física, matemática, ciências físicas e biológicas, biologia, física, química, história, geografia, filosofia, psicologia, sociologia, alemão, espanhol, francês, italiano e japonês) ou Educação Especial. Diretores, assistente de diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos devem optar pelo campo de atuação suporte pedagógico.
O candidato que acumula cargo, em campo de atuação diverso, poderá concorrer ao Processo de Promoção separadamente, em cada situação funcional, desde que atenda todas as exigências da legislação para cada cargo ou função atividade. O candidato que acumula cargo no mesmo campo de atuação (professor educação básica II) realizará uma única prova. Caso seja titular de cargos em disciplinas diferentes deverá optar apenas por uma, que deve atender aos requisitos previstos.
Para concorrer à promoção, é necessário estar em efetivo exercício na rede estadual na data base (31/03/2011), ser titular de cargo efetivo ou servidor abrigado pelo §2º do artigo 2º da LC 1.010/2007, ter cumprido o interstício mínimo de quatro anos por período contínuo ou não no exercício do cargo/função, estar classificado numa mesma unidade de ensino ou administrativa há pelo menos 1.168 dias e somar, no mínimo, 2.304 pontos de assiduidade.
O candidato que participou do processo de promoção em 2010 e não obteve classificação suficiente poderá concorrer normalmente este ano, desde que sejam atendidos os requisitos de assiduidade e permanência. Sua inscrição será obrigatória, porém a realização da prova é facultativa, podendo ser considerada a nota da prova obtida em 2010. Caso o candidato remanescente opte por fazer nova prova será considerada a maior pontuação.Os docentes promovidos devem esperar um intervalo mínimo de três anos para concorrer em novo processo.
Sobre o Programa Valorização Pelo Mérito
Aprovado na Assembleia Legislativa em 21 de outubro de 2009, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 29/2009 que institui o Programa de Valorização pelo Mérito está alinhado à política educacional do Governo do Estado, iniciada em 2006 e que privilegia professores, diretores e supervisores de ensino, valorizando o profissional de toda a rede de acordo com seu esforço e dedicação.
O programa criou um plano de carreira inédito para o magistério paulista, que permite ao profissional multiplicar seu salário até quatro vezes ao longo do mesmo. O plano é composto por cinco faixas salariais em cada uma das carreiras: professor, diretor e supervisor. Dentro de cada faixa são mantidas as evoluções previstas na legislação, baseadas em tempo de serviço e cursos que aprimoram a formação. As promoções significam uma evolução salarial na carreira com os seguintes percentuais de aumento:
- Promoção da faixa 1 para a 2, equivalente a 25% da remuneração inicial
- Promoção para a faixa 3, equivalente a 50% da remuneração inicial
- Promoção para a faixa 4, equivalente a 75% da remuneração inicial
- Promoção para a faixa 5, equivalente a 100% da remuneração inicial
Avançam de faixa os profissionais que obtiverem melhor desempenho no concurso de promoção. A cada ano, a promoção é concedida a até 20% do contingente de cada classe (o cálculo é feito sobre o total da categoria ou faixa e não apenas sobre o número de profissionais aptos a participar do exame). Além do resultado da prova, a análise funcional do profissional nos anos anteriores também é levada em conta para a ascensão salarial. Entre os fatores considerados estão a assiduidade e o tempo de permanência em uma mesma escola.
As projeções indicam que até 2014, poderá haver 105 mil docentes na faixa salarial 2 e 43 mil na faixa 3, estes ganhando 50% a mais – esse conjunto representa 2/3 do total do atual quadro de magistério.
Em um horizonte de tempo de 25 anos, que é o necessário para um professor se aposentar, 75% de todos os professores, diretores e supervisores podem estar na faixa 5, a mais alta, se cumprirem as demais condições de assiduidade, permanência na mesma escola e obtenção de nota mínima requerida nos exames.
O Valorização pelo Mérito é parte do Programa + Qualidade na Escola e permite aos docentes multiplicar o salário inicial da carreira por quase quatro vezes desde que cumpram as regras de promoção e tenham notas mínimas em avaliações. A remuneração inicial para a jornada de 40 horas semanais, que hoje é de R$ 1.834,85, poderá chegar a R$ 6.270,78 ao longo da carreira, um aumento de 242%. Pelas regras anteriores, a elevação máxima de salário era de 73%.

Fonte:http://www.educacao.sp.gov.br/

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Prova de Promoção por Mérito- Inscrições Abertas.

SECRETARIA ABRE INSCRIÇÕES PARA PROVA DE PROMOÇÃO DO MAGISTÉRIO Podem participar professores (educação básica I e II), professores II, diretores de escola, assistentes de diretores, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos que atendam aos requisitos do processo Interessados deverão se inscrever no site www.educacao.sp.gov.br, nos dias 17 a 27 de maio A Secretaria de Estado da Educação divulgou no Diário Oficial desta quarta-feira (11/05) o edital com os critérios e período de inscrição para os interessados em participar da prova que integra o processo de promoção dos integrantes do quadro do magistério paulista, previsto pelo Programa de Valorização pelo Mérito. A prova será realizada em julho e é destinada a professores (educação básica I e II), professores II, diretores de escola, assistentes de diretores, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos que atendam os requisitos do processo (relacionados abaixo). As inscrições devem ser feitas das 9h do dia 17 de maio às 18h do dia 27 de maio (horário de Brasília), no site da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br), por meio do link “GDAE”, acessando o item “Promoção”. Para a inscrição, serão utilizadas as informações do Sistema de Cadastro Funcional e de Frequência da Secretaria. O candidato terá acesso ao formulário personalizado por meio de login e senha e deverá apenas confirmar os dados constantes na ficha on-line e preencher as opções relativas ao campo de atuação em que deseja realizar a prova. No caso dos docentes, as opções são: classe, aula (nas disciplinas de língua portuguesa, inglês, arte, educação física, matemática, ciências físicas e biológicas, biologia, física, química, história, geografia, filosofia, psicologia, sociologia, alemão, espanhol, francês, italiano e japonês) ou Educação Especial. Diretores, assistente de diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos devem optar pelo campo de atuação suporte pedagógico. O candidato que acumula cargo, em campo de atuação diverso, poderá concorrer ao Processo de Promoção separadamente, em cada situação funcional, desde que atenda todas as exigências da legislação para cada cargo ou função atividade. O candidato que acumula cargo no mesmo campo de atuação (professor educação básica II) realizará uma única prova. Caso seja titular de cargos em disciplinas diferentes deverá optar apenas por uma, que deve atender aos requisitos previstos.Para concorrer à promoção, é necessário estar em efetivo exercício na rede estadual na data base (31/03/2011), ser titular de cargo efetivo ou servidor abrigado pelo §2º do artigo 2º da LC 1.010/2007, ter cumprido o interstício mínimo de quatro anos por período contínuo ou não no exercício do cargo/função, estar classificado numa mesma unidade de ensino ou administrativa há pelo menos 1.168 dias e somar, no mínimo, 2.304 pontos de assiduidade.O candidato que participou do processo de promoção em 2010 e não obteve classificação suficiente poderá concorrer normalmente este ano, desde que sejam atendidos os requisitos de assiduidade e permanência. Sua inscrição será obrigatória, porém a realização da prova é facultativa, podendo ser considerada a nota da prova obtida em 2010. Caso o candidato remanescente opte por fazer nova prova será considerada a maior pontuação. Sobre o Programa Valorização Pelo Mérito Aprovado na Assembleia Legislativa em 21 de outubro de 2009, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 29/2009 que institui o Programa de Valorização pelo Mérito está alinhado à política educacional do Governo do Estado, iniciada em 2006 e que privilegia professores, diretores e supervisores de ensino, valorizando o profissional de toda a rede de acordo com seu esforço e dedicação. O programa criou um plano de carreira inédito para o magistério paulista, que permite ao profissional multiplicar seu salário até quatro vezes ao longo do mesmo. O plano é composto por cinco faixas salariais em cada uma das carreiras: professor, diretor e supervisor. Dentro de cada faixa são mantidas as evoluções previstas na legislação, baseadas em tempo de serviço e cursos que aprimoram a formação. As promoções significam uma evolução salarial na carreira com os seguintes percentuais de aumento:- Promoção da faixa 1 para a 2, equivalente a 25% da remuneração inicial- Promoção para a faixa 3, equivalente a 50% da remuneração inicial- Promoção para a faixa 4, equivalente a 75% da remuneração inicial- Promoção para a faixa 5, equivalente a 100% da remuneração inicialAvançam de faixa os profissionais que obtiverem melhor desempenho no concurso de promoção. A cada ano, a promoção é concedida a até 20% do contingente de cada classe (o cálculo é feito sobre o total da categoria ou faixa e não apenas sobre o número de profissionais aptos a participar do exame). Além do resultado da prova, a análise funcional do profissional nos anos anteriores também é levada em conta para a ascensão salarial. Entre os fatores considerados estão a assiduidade e o tempo de permanência em uma mesma escola.As projeções indicam que até 2014, poderá haver 105 mil docentes na faixa salarial 2 e 43 mil na faixa 3, estes ganhando 50% a mais – esse conjunto representa 2/3 do total do atual quadro de magistério. Em um horizonte de tempo de 25 anos, que é o necessário para um professor se aposentar, 75% de todos os professores, diretores e supervisores podem estar na faixa 5, a mais alta, se cumprirem as demais condições de assiduidade, permanência na mesma escola e obtenção de nota mínima requerida nos exames.O Valorização pelo Mérito é parte do Programa + Qualidade na Escola e permite aos docentes multiplicar o salário inicial da carreira por quase quatro vezes desde que cumpram as regras de promoção e tenham notas mínimas em avaliações. A remuneração inicial para a jornada de 40 horas semanais, que hoje é de R$ 1.834,85, poderá chegar a R$ 6.270,78 ao longo da carreira, um aumento de 242%. Pelas regras anteriores, a elevação máxima de salário era de 73%.

Fonte:
São Paulo, 12 de maio de 2011.Secretaria de Estado da Educação Assessoria de Imprensa Mais informações à imprensa: (11) 3218.2020/8879/2062

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Reajuste salarial professores sp - tabela

Política Salarial para a Educação
Professor de Educação Básica
(Jornada de 40 horas semanais)
Salário-base (R$) * Aumento
atual 1.665,05 –
julho/2011 1.894,12 13,8%
julho/2012 2.088,27 10,2%
julho/2013 2.213,56 6,0%
julho/2014 2.368,51 7,0%
42,2% (acumulado)

Fonte: Site do Governo de SP.

Reajuste salarial Professores SP

Deu na imprensa:
Folha.com:

11/05/2011 - 12h28
SP anuncia reajuste de 42,2% a professores estaduais em 4 anos


http://www1.folha.uol.com.br/saber/914252-sp-anuncia-reajuste-de-422-a-professores-estaduais-em-4-anos.shtml

42% de reajuste salarial para professores SP

Colegas:
Foi anunciado hoje pelo Governador aumento para QM e QAE, a partir de 1 de julho de 2011, extensivo aos aposentados.
QM –
- Aumento de 13,8% sobre o salário base em 2011; 10% em 2012; 7% em 2013 e 6% em 2014, um total de 42%.
- Alem da GAM será incorporado ao salário a Gratificação geral.

QAE
- Aumento de 21,5% no ano de 2011; 5% no ano de 2012; 6% no ano de 2013 e 7% no ano de 2014. Um total de 36%.

Até o final da tarde deve sair um comunicado da SEE ou do Palácio explicando os detalhes da proposta. Tão logo tenhamos esta proposta encaminharemos para todas as Diretorias de Ensino. A proposta seguira imediatamente para a Assembléia Legislativa.
Foi anunciado também a criação de mais 10.000 cargos de Agente de Organização.


Diante do sofrimento dos últimos anos, acredito que é uma proposta boa que devemos aceitar imediatamente, se a inflação dos anos seguintes for acima, lutarmos por novo reajuste.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Reajuste slarial- Anúncio amanhã dia 11/05/2011

Segundo a Agência Estado o Governador Alckmin vai anunciar o reajuste para a educação paulista nesta quarta-feira:



Gustavo Uribe - Agência Estado
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta terça-feira que anunciará amanhã o reajuste salarial dos servidores da rede estadual de ensino. Alckmin não informou o porcentual que será concedido, mas a expectativa é de que seja anunciada uma política salarial, ou seja, um sistema de aumento escalonado ao longo dos quatro anos de mandato.
Uma política salarial para os profissionais do ensino - professores e demais servidores - é um dos principais projetos do secretário de Educação, Herman Voorwald, que tem defendido, desde sua indicação ao cargo, a instituição de medidas de valorização dos docentes. A rede estadual tem hoje 220 mil professores.
"O foco do governo é educação", disse o governador. "É aluno mais tempo na escola. É investir no professor, na valorização do professor, no estímulo do professor", afirmou, após a inauguração da Escola Técnica Estadual (Etec) de Barueri, cidade da região metropolitana de São Paulo.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,alckmin-deve-anunciar-reajuste-salarial-para-servidores-do-ensino-nesta-4,717429,0.htm

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Reajuste para professores SP

Quem trabalha em escolas do estado sabe, como está angustiante a espera pelo anúcio do reajuste salarial...vamos torcer por um bom número.

Conselho de Classe Participativo

Muita gente está procurando modelo de Conselho de Classes participativo, esse aqui eu apliquei na escola em que trabalho com muito sucesso:

Conselho de Escola Participativo


Data: 06/05/2011 – Com professores, representantes dos alunos, pais e funcionários.
Data: 11/05/2011 – Com todos os alunos, pais e professores ( Com aula normal).
Objetivo: Possibilitar a compreensão da execução do Projeto Pedagógico da escola, da avaliação formativa, das possibilidades de recuperação e reforço, da participação de todos os atores da escola na condução do processo ensino aprendizagem, qual o significado da avaliação e como ela está presente na vida de todos os envolvidos no processo de escolarização.
Metodologia: no dia 06/05, na primeira parte do Conselho, com inicio às oito horas os professores, representantes de alunos, pais e funcionários da escola se reunirão com a equipe gestora para reflexão sobre a execução da Proposta Pedagógica da escola, situação das classes com relação a rendimento, causas prováveis para os obstáculos de aprendizagem, formas de avaliação utilizadas pela escola, possibilidades de recuperação e reforço, propostas de melhorias e outras sugestões propostas pelos presentes.
Na segunda parte será analisada a situação de cada classe, procurando identificar os avanços obtidos, os obstáculos de aprendizagem e propor soluções para melhor desenvolvimento da proposta pedagógica da escola.
No dia 11/05/2001, durante a primeira aula, cada professor em sua sala, se reunirá com os alunos e pais convidados para refletirem sobre a execução do Projeto Pedagógico da escola, principalmente sobre o desenvolvimento do currículo, aprendizagem e avaliação em sala de aula, momento em que todos poderão opinar, culminando em relatórios de cada sala elaborado pelos próprios alunos e apenas orientado pelo professor. Do relatório de cada sala será elaborado um relatório final para reflexão pelos professores, funcionários e gestores em HTPCs, onde serão elaboradas formas de superação das dificuldades da escola, ações práticas para posterior devolutiva aos alunos.
Avaliação:
Durante as HTPCs os professores farão relatos dos resultados obtidos após a realização do conselho.


Documentos que serão trabalhadas no Conselho:


Conselho com a Classe – dia 11/05
Sala..........................Professor....................................................

1- O que os alunos querem da escola? O que ele vem fazer na escola?
2- Como foi o rendimento da sala no 1º bimestre?
O que você aprendeu?
O que você não aprendeu?
3-A indisciplina/desinteresse de alguns alunos contribuiu para o baixo rendimento da sala?
4-O que cada aluno pode fazer para melhorar o rendimento da sala?
5-O que os professores podem fazer para melhorar o rendimento da sala?
6-O que a direção/coordenação pode fazer para melhorar o rendimento da sala?
7-Outras sugestões:

Dia 06/05

Aos seis dias do mês de maio do ano de 2011, reuniram-se os membros do Conselho de Professores, do Ensino Fundamental e Médio da Escola..., alunos, pais e funcionários da escola, sob a presidência da diretora da escola e com a presença dos professores coordenadores, com objetivo de: 1 – Analisar o perfil da classe e/ou aluno, após resultados obtidos nas sínteses do 1 º bimestre; 2 – propor ajustes devidos, com vistas à melhoria do processo ensino aprendizagem; 3 – Programar atividades de recuperação de estudos e compensação de ausências.
1- Situação da classe:
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2- Causas prováveis para os obstáculos de aprendizagem da classe

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3- Proposta de solução para melhorar o desempenho da classe:
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4- Outras sugestões:
5- Sugestões para os próximos conselhos:
Assinatura dos professores, pais, alunos, funcionários e gestores:

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Novo currículo na Educação

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Novo Currículo no Ensino Médio
05/05/2011Currículo do ensino médio será mais flexívelFolha de S.PauloO CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou ontem novas diretrizes nacionais para o ensino médio que incentivam as escolas a elaborar currículos mais flexíveis e adaptados ao contexto dos estudantes.A ideia é que cada colégio organize o ensino em torno de quatro grandes áreas: trabalho, tecnologia, ciência e cultura. A partir delas, o currículo poderia enfatizar algumas disciplinas em detrimento de outras.Uma escola que fica em uma localidade industrial, por exemplo, teria a possibilidade de enfatizar tecnologia e trabalho e, dessa forma, dar mais espaço a física e química na grade horária.Isso poderia ser feito desde que os conteúdos das outras disciplinas, como matemática e português, não fossem deixados de lado.As diretrizes também mudam o ensino médio noturno, onde estudam cerca de 40% dos estudantes. Elas permitem que até 20% das aulas sejam ministradas a distância e que o curso dure mais do que três anos.O documento deverá ser homologado pelo ministro Fernando Haddad (Educação) para entrar em vigor.




Postado por Paulinho Professor às 03:32

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Curso para Professores

SECRETARIA ABRE PRÉ-INSCRIÇÕES PARA CURSOS SOBRE CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTECadastro deve ser feito pela internet até 12 de maioSerão oferecidas 5.670 vagas para professores do ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio Cursos são baseados nas aulas da Escola de Formação para os docentes que ingressaram na rede em 2011 A Secretaria de Estado da Educação abriu o prazo para pré-inscrições nos cursos do Programa Currículo e Prática Docente, promovidos pela São Paulo Escola de Formação de Professores e voltados a docentes do ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio em exercício nas escolas da rede estadual. Os interessados podem se cadastrar até o dia 12 de maio no site http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/praticadocente/Inscrições/tabid/2183/language/pt-BR/Default.aspx.Os cursos são baseados nas aulas da Escola de Formação para os professores que ingressaram na rede em 2011. De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria, a participação no curso da Escola de Formação foi considerada muito positiva pelos professores. No total, serão oferecidos oito cursos nas disciplinas de biologia, ciências, física, geografia, história, língua portuguesa, matemática e química, que abordarão conteúdos, estratégias e metodologias com o objetivo e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais. Podem se inscrever apenas docentes em exercício em sala de aula, em uma das oito disciplinas ofertadas. Terão prioridade os professores pré-inscritos que atuam nas escolas listadas na relação disponível no site www.escoladeformacao.sp.gov.br/praticadocente, no link “Boletins”. Em caso de vagas remanescentes, elas serão preenchidas segundo ordem de inscrição. Não poderão participar docentes que tenham sido pré-inscritos e validados na primeira edição do programa REDEFOR (mesmo que não matriculados ou desistentes) ou que tenham sido cursistas de qualquer disciplina do curso do Concurso Público PEB II 2010.Os cursos serão realizados a distância e contarão com duas etapas. A primeira, comum a todos os professores, abordará informações sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (pelo qual os participantes terão acesso ao conteúdo), a política educacional da Secretaria de Estado da Educação e questões gerais da formação na área pedagógica. A segunda será específica para cada disciplina. Cada curso terá carga horária de 300 horas, divididas em 15 módulos de 20 horas cada. A previsão de início é para o final de maio e a duração será de seis meses. São Paulo, 4 de maio de 2011.Secretaria de Estado da Educação Assessoria de Imprensa Mais informações à imprensa: (11) 3218.2020/8879/2062

Deus na imprensa

04/05/2011
Estudante de escola estadual tem aula vaga todos os dias
Fernanda Barbosado Agora
Mariana (nome fictício), 14 anos, passa mais horas diárias no trânsito do que prestando atenção a um professor. A escola estadual MMDC, onde cursa o 1º ano do ensino médio, na Mooca (zona leste de SP), tem aulas vagas todos os dias, segundo a aluna.
"Demoro duas horas para chegar [à escola] e duas horas e meia para voltar. Não compensa para ter só duas ou três disciplinas", diz. A carga total diária, com cinco aulas e o intervalo, é de cinco horas e meia --das 7h às 12h30.
O problema é que, com aulas vagas, o período em que os alunos ficam em classe, com um professor, não passa de três horas, de acordo com os estudantes.

Comentário do Blog: MAs não teria uma escola mais perto da casa da aluna?

Aluna tenta agredir Orientadora

04/05/2011
Barrada, aluna leva faca para matar coordenadora
Fernanda Barbosa e Gio Mendesdo Agora
Uma estudante de 14 anos foi detida após invadir uma escola particular da Vila Mariana (zona sul de SP) ontem de manhã. Ela estava armada com duas facas. De acordo com a Polícia Civil, a garota disse que tinha a intenção de matar uma coordenadora de ensino de 44 anos, que a havia impedido de entrar no colégio porque ela estava com o uniforme incompleto.
A aluna foi até sua casa e encontrou a mãe passando a calça do uniforme. A coordenadora da escola havia ligado para ela e explicado o que tinha acontecido. Só que a jovem resolveu pegar duas facas de cozinha e retornou para o Colégio Batista de Vila Mariana, localizado na rua Joaquim Távora, por volta das 9h20. Segundo o relato de testemunhas, a estudante passou por baixo da catraca e entrou correndo na escola. A jovem não encontrou a coordenadora na sala dela e subiu até o primeiro andar do colégio, onde foi abordada pelo porteiro e por professores.
Em depoimento no 36º DP (Vila Mariana), a garota afirmou ter raiva e querer matar a coordenadora. "Ela estava nervosa, mas, no fim, disse não saber se teria mesmo coragem de matar", afirmou o delegado João Doreto Campanari Neto. De acordo com o delegado, a menor foi encaminhada para a Fundação Casa, a antiga Febem.
Fonte:
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u911026.shtml

terça-feira, 3 de maio de 2011

Reposição Salarial Professores SP

Os professores de SP estão ansiosos pelo anuncio do reajuste salarial, a previsão é para ínicio deste mês, esperamos que a porcentagem de reajuste compense a demora.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Morte do Bin Laden

O presidente Obama classificou como "fazer Justiça" a morte do terrorista Bin Laden, mas justiça não seria capturá-lo e levá-lo a julgamento?


Por outro lado, para as pessoas que perderam sua vida em ataques terroristas também não tiveram nenhuma chance de defesa, muitos não tinham nada a ver com a briga entre americanos e fundamentalistas.


É dificil julgar.